Portal:Sejarah

Dari Wikipedia bahasa Indonesia, ensiklopedia bebas

O Reino do suco Souro é um dos reinos mais antigos, em Lospalos, localizado no Município de Lautém e que foi governado por um Grande Rei muito famoso, chamado Dom Cipriano Monteiro Da Costa ou seu nome famoso é chamado Dom Cipriano Monteiro. Este Grande Rei também era localmente chamado de Rato-Mimiraka do clã "Watchu-Mura" com o estratificação social da "Casta Rato" (classe nobreza). Esta é a casta mais alta em comparação com a "Casta Pacha” (classe dos anciãos culturais) e a “Casta Akano” (classe servente) na vida social da comunidade de Lautém. Entretanto, culturalmente o povo tradicional de Lospalos na divisão títulos nobiliárquicos chama ao Rei do Souro usando o dialeto local de Fata-Luku como "Souro Tchao-Hafa Malai" ou significa o Rei do suco Souro. Além disso para o título “Tchao-Hafa” sem a conjunção “Malai” é o título de Duque. Duque (feminino: duquesa) é um título que se refere ao chefe de area de um ducado. Pode ser também um título nobiliárquico integrado ou não numa casa soberana.

Dom Cipriano nasceu numa família nobre de Souro da "Casta Rato", cujo pai dele era chamado de Tchao-Hafa, Zesopol e a mãe de Ona, Kopo-Lasa. Na história do povo antigo da cultura Lautém, clã "Watchu-Mura" acreditava-se que o clã descendia do Sol Nascente. Além disso, D. Cipriano governou o suco Souro aproximadamente desde o ano de 1890 até à sua morte em 1953. Durante o seu reinado foi conhecido como um Rei amante da paz e sempre foi convidado por outros sucos e etnias espalhados pelos diversos cantos conflituosos de Lospalos, como um terceiro para ajudar a resolver os conflitos entre raças e grupos étnicos. Na resolução de problemas, ele ficou conhecido por a paz entre os sucos. Assim era denomidado de Rei da Paz naquela época. Ele também, teve grande sensibilidade social ao incluir pessoas de várias etnias que haviam sido expulsas de seus sucos e convidadas a viver no território de suco Souro.

O suco Souro é composto por sete aldeas, nomeadamente: 1.Nairete, 2.Louro, 3.Tchaivatcha, 4.Omocano, 5.Foema`a, 6.Nanacuro, e 7.Soru-Lua. Durante o reinado de Dom Cipriano, a implementação do sistema de Governo do Reino Souro foi feita através da chefia de cada aldeia por um chefe de aldeia que funcionava como representante do Rei Souro, informando das ordens do Rei ao seu povo. Posteriomente, servia como intermediário para prestar informações ao Rei. Os nomes dos chefes de aldeia que presidiram as sete aldeias sob a liderança do D. Cipriano naquela época eram:

Chefe Aldea Nairete, Sr. Francisco Pereira, Chefe Aldea Louro, Sr. Luis dos Santos, Chefe Aldea Tchaivatcha, Sr. Ze-Loy. Chefe Aldea Omucano, Sr. Etche-Nakaro, Chefe Aldea Foema`a, Sr. Julio Mendonca, Chefe Aldea Nanacuro, Sr. Rato-Sina, e Chefe Aldea Soru-Lua, Sr. Sorotu-Malai.

Diz-se que o D. Cipriano era um Rei de caráter firme e forte. Isso pode ser comprovado pela decisão do Rei de rejeitar o convite do o Cetro da Varinha do Rei pela colónia Português que terá ocorrido aproximadamente no ano de 1890 na reunião do Conselho Lautém realizada pelo Governo da Colónia Portuguesa. Esta reunião destina-se à partilha do Cetro da Varinha do Rei pela Colónia Português. Isto porque o Reino do Souro existe desde o tempo de seus ancestrais timorenses. O Rei Souro considerou que precisava de aceitar o Cetro da Varinha do Rei da colónia Português porque quem aceitasse o cetro seria reconhecido como alguém que nunca havia reinado como rei e o subordinado aos colonialistas Portugueses. Assim, o Rei Souro apelou às colónias Português para que entregassem o Cetro da Varinha do Rei das Colónias Português a povos que nunca haviam governado a aceitá-lo como o rei.

No entanto, é inegável que o Rei Souro teve o entusiasmo de cooperar com o Governo Colonial Português, na altura, na luta pelos interesses do povo. Durante o período Colonial Português foi escolhido como representante de todos os Reis de Lautém na decisão de Lospalos como capital do município de Lautém e a razão da escolha de Lospalos como capital porque na sua opinião a analogia é que "a água realmente flui das montanhas para o mar em vez de fluir do mar para as montanhas", por isso concordaram em escolher Lospalos que fica nas terras altas. Ele foi um Rei muito civilizado durante o período Colonial Português, tendo sido reconhecido pelo Governo Colonial Português como um Rei que tinha grande inteligência e organização e possuidor de uma grande alma.

Logo após a morte do Dom Cipriano em 1953, o trono foi destinado para o Príncipe Real Henrique da Costa "No-Lafai do Souro", mas o Príncipe Real recusou-se a tornar-se Rei porque não tinha interesse em se tornar Rei e assim, o trono foi passado para o seu irmão mais novo chamado Príncipe Ventura da Costa. Depois do Príncipe Ventura da Costa ter sido oficialmente coroado Rei do Reino de Souro, Dom Ventura governou o reino do Souro desde 1953 até à invasão indonésia de Timor-Leste.

Por outro lado, o Príncipe Real Henrique da Costa é o primeiro filho do D. Cipriano, que foi o primeiro do Príncipe de Município de Lautém a estudar em Soibada, Município de Manatuto nos tempos coloniais Portugueses. Depois de concluir seus estudos (Quarta Classe em 1920), ele retornou ao suco Souro, em Lospalos e começou a implementar noções de ciência, nas áreas da construção campo civil e na construção da residência de do Rei Souro com matérias-primas como pedra e cal, o mesmo aplicou em todas as casas do rei em Lautém. E reza a história que o primeiro Rei que viveu na residência foi o Rei do suco Souro e a residência está localizada em Ira-Roko, Souro, Lospalos, Lautém.

Príncipe Real Henrique da Costa começou a ter um pensamento construtivo moderno. Começou a exercer funções administrativas no governo timorense, exercendo trabalho civil e agricultura. O que é muito interessante está relacionado com os pensamentos do Príncipe Real Henrique, dos quais ele deveria se orgulhar, como as suas ações na promoção do direito de toda mulher receber educação numa época de um sistema patriarcal muito forte. Isto pode ser comprovado pela sua decisão de enviar as suas duas filhas, Princesa Agostinha da Costa e Princesa Maria Celeste da Costa, para o Colégio Ossu, Viqueque para estudarem na quarta-classe.

Posteriormente, o D. Cipriano casou com a Princesa do Reino do suco Home, que era a Princesa Pua-Ropi. Eles tiveram quatro Príncipes e quatro Princesas. Após a morte da Rainha Pua-Ropi, o Rei decidiu casar-secom Dona Roso-Coro, mas deste casamento não tiveram filhos. Depois, casou-se novamente, com outra consorte Dona Maria de Jesus, e deste casamento tiveram um Príncipe e duas Princesas.

Actualmente, no sistema de governo Democrático do país de Timor-Leste, o reino de Souro perdeu poder no governo local, mas a sua influência permanece na eleição dos chefes de suco, onde os seleccionados como chefes de suco devem ser descendentes ou parentes do Rei Souro. A razão é que as pessoas de lá ainda defendem a cultura local e respeitam o sistema cultural de castas, o que significa que as três castas de Ratu, Pacha e Akano trabalham juntas no desempenho das suas respectivas funções. Esta é a singularidade do sistema de governo do Suco do Souro até à data.

Todos os filhos e filhas e os netos do Dom Cipriano Monteiro Da Costa (Rato-Mimiraka). As Familias Real do suco Souro, Lospalos, são:

1. Príncipe Real Henrique da Costa “No-Lafai do Souro”;[sunting sumber]

  O pai de 1.1. Príncipe Saudoso Afonso Henriques “Capulai”,
           1.2. Príncipe Agostinho Henriques, 
           1.3. Princesa Rita da Costa,
           1.4. Princesa Albina Henriques,
           1.5. Princesa Angelina Henriques,
           1.6. Princesa Agostinha da Costa (A esposa do Saudoso José dos Santos, Eis Comandante da Região Ponta 
                Leste 1975-1977), 
           1.7. Princesa Maria Celeste da Costa.

2. Príncipe Mao-Resi;[sunting sumber]

  O pai de 2.1.Príncipe António dos Santos.

3. Princesa Tche-Mao;[sunting sumber]

  A mãe de 3.1. Duque de Lali, Pedro Vinhas,
           3.2. Duque de Lali, João Vinhas,
           3.3. Duque de Lali, José dos Santos (Eis Comandante da Região Ponta Leste 1975-1977),
           3.4. Duque de Lali, Augusto dos Santos,
           3.5. Duque de Lali, Paulo Amaral,
           3.6. Duque de Lali, Tomas Vinhas.

4. Príncipe Moto-Hula;[sunting sumber]

  O pai de 4.1. Princesa Sofia Fernandes (A esposa do Duque de Lacha-Miri,Filipe Tavares),           
           4.2. Príncipe Victor Fernandes,
           4.3. Principe Clemente Fernandes,
           4.4. Princesa Julieta Fernandes
           4.5. Príncipe Angelo Fernandes “ No-Angelo”.
           4.6. Princesa Helena Fernandes.

5. Princesa Marta dos Santos;[sunting sumber]

  A mãe de 5.1. Duquesa de Lali, Ijelia dos Santos (A esposa do Rei Com, Lautém, Saudoso Alfredo Xavier),
           5.2. Duquesa de Lali, Julita dos Santos,
           5.3. Duque de Lali, Jolião dos Santos.

6. Príncipe Ventura da Costa (Rei do Souro II, em 1953 até a invasão Indonésia);[sunting sumber]

  O pai de 6.1. Príncesa Ana de Almeida,
           6.2. Princesa Lucinda de Almeida,
           6.3. Princesa Maria Olinda de Almeida( A esposa do Rei Foiloro,Lospalos,Veríssimo Dias Quintas),                   
           6.4. Princesa Julieta da Costa (A primeira Esposa do Saudoso José Antonio Gomes da Costa alias "Ma'Huno" 
                Laleia),
           6.5. Princesa Odete da Costa Monteiro de Almeida,
           6.6. Princesa Olga da Costa Monteiro de Almeida,
           6.7. Príncipe Octavio da Costa Monteiro,
           6.8. Príncipe Olavio da Costa Monteiro (Eis Administradór do Município de Lautém),
           6.9. Princesa Otilea da Costa Monteiro de Almeida,
           6.10. Princesa Osora da Costa Monteiro de Almeida,
           6.11. Príncipe Ovelio da Costa Monteiro

7. Princesa Romo-Lara;[sunting sumber]

  A mãe de 7.1. Duque de Soru-Lua, Raul Fernandes,
           7.2. Duque de Soru-Lua, Oscar Fernandes,
           7.3. Duque de Soru-Lua Soru-Lua, Tomas Fernandes,
           7.4. Duque de Soru-Lua, Salvador Fernandes,
           7.5. Duque de Soru-Lua, Tito Fernandes.
           7.6. Duquesa de Soru-Lua, Cristina Fernandes,
           7.7. Duquesa de Soru-Lua, Esperanca Fernandes Tavares.

8. Princesa Amelia da Costa;[sunting sumber]

  A mãe de 8.1. Sr. Sekeo Vong,
           8.2. Sra. Mo-Moe Vong,
           8.3. Sr. So-Yun Vong,
           8.4. Sra. Angela Vong,
           8.5. Sra. Gracela Vong,
           8.6. Sr. Soifat Vong,
           8.7. Sr. José Henrique Vong e o outros Irmãos.

9. Princesa Maria da Costa;[sunting sumber]

  A mãe de 9.1.Sr. Raul dos Santos.

10. Princesa Iria de Jesus Monteiro; e[sunting sumber]

   A mãe de 10.1.Sr. Edio da Costa de Setiara,
            10.2.Sra. Edia da Costa de Setiara,
            10.3.Sr. Helio da Costa de Setiara.

11. Príncipe Raul Monteiro (Morreu em tenra idade).[sunting sumber]

Outra vez, em Lautém, culturalmente o povo tradicional de Lospalos chama ao Rei usando o dialeto local de Fata-Luku como "Tchao-Hafa Malai" ou significa o Rei. Além disso para o título “Tchao-Hafa” sem a conjunção “Malai” é o título de Duque. Duque (feminino: duquesa) é um título que se refere ao chefe de area de um ducado. Pode ser também um título nobiliárquico integrado ou não numa casa soberana.

Conheça as sequências dos irmãos do Dom Cipriano Monteiro Da Costa (Rato-Mimiraka), com os respectivos títulos nobiliárquicos, nomeadamente:

1. Duque ou Tchao Hafa Maupara (Mai-Ili Rato), 2. Duque ou Tchao Hafa Titiso (Luturo`o Rato), 3. Duque ou Tchao Hafa Latuso (Luturo`o Rato), 4. Duque ou Tchao Hafa Foe-Chai (Mai-Ili Rato), 5. O Rei ou Tchao Hafa Malai Rato-Mimiraka (Nairete Rato), 6. Duque ou Tchao Hafa Kei-Laku (Mai-Ili Rato), 7. Duquesa ou Noi Kasa-Laku (Nairete Rato), 8. Duque ou Tchao Hafa Zel-Telo (Nairete Rato), 9. Duque ou Tchao Hafa Mal-Telo (Nairete Rato), e os outros irmãos,

Conheça as sequências Irmãos do pai do Dom Cipriano Monteiro, com os respectivos títulos nobiliárquicos, nomeadamente: 1. Duque ou Tchao Hafa Tou-Tou (Louro Rato), 2. Duque ou Tchao Hafa Zesopol (Louro Rato, O pai do D. Cipriano Monteiro da Costa), 3. Duque ou Tchao Hafa Mausopain (Louro Rato).